CASA
U
SÃO LUIZ DO PURUNA
A Serra de São Luiz do Purunã fica a cinquenta quilômetros de Curitiba. Araucárias, imbuias, cachoeiras e cânions são algumas de suas belezas naturais. Por estar a mais de mil metros acima do nível do mar, as baixas temperaturas são comuns na serra. Por isso, nossa primeira premissa ao projetar a casa foi o conforto térmico.
Criamos uma equação que conjugou a orientação solar, os fortes ventos predominantes, a umidade permanente da chuva e do solo para garantir o controle da estabilidade térmica interna.
O desenho da casa em formato de U, com espaços integrados, foi pensado para promover o convívio e o contato visual de seus moradores. Como o silêncio está garantido pelo ambiente externo, criamos espaços que abraçam o pátio central e geram movimento e integração constante espontânea, criando uma sensação de pertencimento.
Em uma das pernas do U, a área íntima; na outra, lavanderia, lavabo e a churrasqueira com sua área de convívio. Unindo ambas, o centro da casa: cozinha, estar e jantar.
A vista 360° através dos amplos panos de vidro amplia a luminosidade natural e conecta as áreas internas e externas. A madeira, a pedra e o vidro criam distrações mínimas para o olhar e permitem que a vista permanente do horizonte se mantenha como personagem principal.
O cliente chegou até nós com o pedido do uso da madeira, uma casa que poderia ser essencialmente em madeira, para finais de semana em meio a natureza e, quem sabe, em tempo integral daqui uns anos. Nossas conversas se desenrolaram em relação as necessidades da família, seus sentimentos e sonhos; e a partir daí começamos a montar uma receita exclusiva para eles. Pensando em como criar o extraordinário de maneira simples.
Veja mais em archdaily.com.br